sábado, 14 de dezembro de 2013

Vida e morte de Nelson Mandela.

No dia 5 de dezembro foi anunciado a morte de Nelson Mandela. 
Quem foi ele? Qual foi sua importância para a sociedade global ? Por que tanta comoção ? 


Há muito tempo o líder sul-africano Nelson Mandela está presente nas questões dos vestibulares e concursos, pois ele faz parte de um momento de grande eferverscência política mundial. A luta contra o segregacionismo e os movimentos contra cultura. Entenda um pouco sobre a vida desse ícone contra o racismo.

Nelson Mandela nasceu, cresceu e morreu na África do Sul, mas sua importância é internacional. Nascido no ano de 1918 cresceu em um país divido pelo Apartheid , sistema político que refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
Contra todas as probabilidades se formou em direito e passou a lutar pelo fim da segregação racial no país, após muitas lutas e manifestações Mandela foi preso e permaneceu nessa condição permaneceu durante 27 anos. No ano de 1990 foi liberto e passou a trabalhar juntamente com outros órgãos nacionais e internacionais para o fim do sistema de Apartheid. No ano de 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul e ganhou o prêmio Nobel da Paz. Governou até o ano de 1999, trazendo grandes avanços econômicos e sociais para a população da África do Sul. Nelson Mandela exerceu um papel importante na luta contra a AIDS no continente africano. Morreu aos 95 anos em Joanesburgo. 
Conheça um pouco mais da história da África do Sul e de Mandela nos links abaixo.


Entenda um pouco mais sobre o assunto com os filmes.
  • Mandela: Luta pela Liberdade
  • Invictus
  • O poder de um Jovem.